Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Inscrições para o Enem 2010 são prorrogadas até o dia 16

As inscrições devem ser feitas apenas
pela internet, no portal www.enem.inep.gov.br


O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogaram o prazo de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que seria encerrado nesta sexta-feira, para o próximo dia 16.

Embora o Diário Oficial da União desta sexta-feira circule com informação de que as inscrições vão até o dia 18, domingo, o MEC reafirmou que a última data será dia 16. Segundo a assessoria de imprensa do ministério, a publicação deverá ser retificada.

A decisão foi tomada depois de um pedido dos governadores de Pernambuco e de Alagoas que estão preocupados com o impacto das chuvas e das enchentes.

A inscrição pode ser realizada apenas pela internet, no portal www.enem.inep.gov.br. O valor é de R$ 35. Estão isentos os estudantes da última série do ensino médio de escolas públicas e aqueles que concluíram o ensino médio em anos anteriores que declarem carência e comprovem a impossibilidade de pagamento.

As provas serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro. O exame terá 180 questões de múltipla escolha e uma redação. A novidade para a edição deste ano é a inclusão de língua estrangeira. No momento da inscrição, o aluno deverá escolher entre o inglês e o espanhol.

No primeiro dia (sábado, 6 de novembro), as provas serão de ciências da natureza e humanas, cada uma com 45 questões. No domingo (7), os candidatos serão avaliados em matemática e linguagens, cada uma com 45 questões, além da redação.

O MEC orienta os estudantes a informar o próprio número de CPF. O ministério não iria aceitar o documento dos pais ou responsáveis, mesmo que o estudante fosse menor de idade. Uma decisão da Justiça, de segunda-feira (5), no entanto, suspendeu a exigência do CPF próprio. O MEC recorreu e aguarda decisão de segunda instância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário